Como escolher materiais de estudo
Alguns critérios devem ser observados na hora de selecionar os materiais de estudo a serem usados nas etapas de preparação para avaliações. Vejamos algumas noções necessárias para tal escolha ser mais fácil.
1. Materiais impressos ou eletrônicos
Os materiais impressos podem parecer antiquados, dadas todas as facilidades dos materiais eletrônicos, mas sua utilidade continua a mesma.
Os materiais eletrônicos podem ser mais fáceis de armazenar e acessar, pois podem ser compartilhados entre vários dispositivos, bem como podem ser adquiridos de maneira gratuita e terem qualidade de conteúdo razoável.
Todavia, os materiais impressos permitem anotações que as vezes são mais dificeis de fazer, revisar ou reler na versão eletrônica.
Também a questão das distrações deve ser levada em conta: enquanto se está lendo uma apostila no celular ou tablet, abre -se a possibilidade de distrações tirarem o foco do estudante, enquanto um livro ou apostila não permitem tal problema.
2. Quantidade de materiais
O estudante deve ter em mente qual o número de horas que terá à sua disposição para estudar, de modo que consiga escolher o material mais adequado. Não adianta comprar dez livros se o estudante não terá tempo para ver nem um livro....
Portanto, a noção sobre a rotina de estudos a ser desenvolvida ajudará a evitar desperdícios de recursos na aquisição de materiais.
3. Qualidade dos materiais
O estudante deverá atentar para o tipo de avaliação a ser feita e quais conteúdos serão cobrados. Dependendo do concurso ou prova, basta o uso de apostilas e manuais com conteúdos mais básicos, enquanto outros exigirão materiais maismprofubdos, como tratados e cursos de matérias específicas, não bastando resumos ou sínteses das disciplinas.
Esses são parâmetros relevantes a serem considerados na escolha de materiais de estudo.
Até a próxima postagem!


Comentários
Postar um comentário