Pular para o conteúdo principal

Ideologias da Constituição

 Ideologias da Constituição 

 Bom dia! Nesse texto vamos tratar brevemente sobre a ideologia que norteou a discussão e a criação das normas que constam do texto constitucional.





Constituição Eclética: esse tipo de constituição é aquele que decorre da discussão de múltiplos atores sociais para que se consiga chegar a um texto constitucional que contemple os mais variados interesses do maior número possível de cidadãos, considerados em toda a sua pluralidade. Assim, múltiplos ideais, valores e interesses são considerados, dando o nome de “eclética”.

Esse tipo de constituição tende a ser democrática, pois envolve a participação dos mais variados membros e grupos de pressão da sociedade civil, dos representantes das instituições políticas que serão mantidos ou renovados pela nova ordem constitucional que será estabelecida.

Constituição Ortodoxa: por sua vez, a Constituição ortodoxa segue uma forma de pensamento dominante, geralmente porque não há participantes que representam toda a sociedade, mas pequena parcela mais ou menos homogênea. 

Tende a existir em regimes políticos menos democráticos, nos quais um grupo manifesta sua predominância pela imposição de seus valores a todo o restante da sociedade.

Desse modo, percebe-se que entender a ideologia que orientou o processo de criação constitucional é fundamental para entender a realidade política de uma nação e o que os regimes estão proporcionando aos cidadãos. 

Confira outras postagens sobre a Teoria da Constituição clicando aqui! Até a próxima!



Crédito imagem

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/fachada-neoclassica-do-tribunal-iluminada-a-noite-gerada-por-ia_42442183.htm#query=Tribunal&position=0&from_view=search&track=sph&uuid=2ab7d244-33ae-4048-bc60-4927f0dab4ea">Imagem de vecstock</a> no Freepik


Comentários