Finalidades da Constituição
Bom dia! Nesse texto vamos tratar brevemente sobre a finalidade das normas que constam do texto constitucional.
Constituição Garantia: a constituição garantia é aquela cujo foco ou disposições principais regulamentam a proteção de direitos fundamentais de modo a torna-los eficazes. Tende a existir em Estados mais liberais, com menor intervenção estatal na sociedade e na economia, e tende a ser sintética em sua extensão.
Constituição Dirigente: a constituição dirigente é aquela cujas disposições regulamentam principalmente os programas e políticas públicas que irão reger a vida pública e a atuação dos mais diversos órgãos do Estado em todas as suas competências. Tende a existir em Estados sociais, com maior intervenção estatal na sociedade e na economia, e tende a ser analítica, pois disciplina detalhadamente como o Estado providenciará para concretizar uma série de programas voltados ao atendimento das necessidades da população.
Desse modo, percebe-se que entender a finalidade das várias normas que compõem as disposições constitucionais é fundamental para entender a realidade política de uma nação e o que os regimes estão proporcionando aos cidadãos.
Confira outras postagens sobre a Teoria da Constituição clicando aqui! Até a próxima!
Crédito img const
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/fachada-neoclassica-do-tribunal-iluminada-a-noite-gerada-por-ia_42442183.htm#query=Tribunal&position=0&from_view=search&track=sph&uuid=2ab7d244-33ae-4048-bc60-4927f0dab4ea">Imagem de vecstock</a> no Freepik


Comentários
Postar um comentário