Pular para o conteúdo principal

Extensão da Constituição

  Extensão da Constituição 

Bom dia! Nesse texto vamos tratar brevemente sobre a extensão do texto constitucional.




Constituição sintética: esse tipo de Constituição é aquele cuja extensão é resumida, breve. Nesses casos, as normas tendem a tratar apenas da estrutura fundamental do Estado, da aquisição e do exercício do poder e dos direitos e garantias fundamentais.

O exemplo clássico é a Constituição americana, que possui apenas sete artigos e mais de vinte emendas, tornando seu texto breve mas nem por isso menos eficaz.

Constituição analítica: já a Constituição analítica é aquele que se alonga, tratando de uma série de temas que extrapolam os órgãos e os poderes doo Estado, bem como os direitos e fundamentais do cidadão, para tratar de diretrizes e programas que devem ser tratados pelos governantes.

Esse é o caso da Constituição Federal do Brasil de 1988, com mais de duzentos artigos e mais de cem emendas. 

Como se percebe, essa classificação se relaciona com a classificação atinentes ao conteúdo das normas, já abordado em post anterior.

Desse modo, percebe-se que entender a extensão da constituição é fundamental para entender a realidade política de uma nação e o que os regimes estão proporcionando aos cidadãos. 

Confira outras postagens sobre a Teoria da Constituição clicando aqui! Até a próxima!



Crédito img const
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/fachada-neoclassica-do-tribunal-iluminada-a-noite-gerada-por-ia_42442183.htm#query=Tribunal&position=0&from_view=search&track=sph&uuid=2ab7d244-33ae-4048-bc60-4927f0dab4ea">Imagem de vecstock</a> no Freepik


Comentários