Pós-prova: o estudo do conteúdo foi suficiente para a avaliação?
1. Avaliar os resultados obtidos
Sem dúvida, essa é a análise que quase todos os candidatos fazem, ainda que de maneira incompleta.
Os estudantes e concurseiros saem da prova esperando a divulgação do gabarito – seja extraoficial, seja o oficial – para poderem dizer se todo o seu esforço e dedicação trouxeram um bom resultado.
Então, essa é a hora de cruzar os dedos e torcer pelo melhor resultado possível.
Mas essa análise não para por aí. Algumas conclusões podem ser obtidas a partir do resultado da prova, implicando em novas posturas do estudante que almeja provas futuras.
2. Adequação dos métodos de estudo
A análise do desempenho mostrará quais conteúdos dificultaram um melhor desempenho por parte do candidato. Dessa forma, outros métodos devem ser buscados para o estudo-aprendizagem de tais conteúdos, de modo que favoreçam o estudante, em vez de atrapalhá-lo.
Isso pode incluir novos materiais de estudo, novos métodos (ex. em vez de leitura e simulados, talvez assistir videoaulas, novas apostilas, grupos de estudo).
3. Adequação da rotina de estudos
No caso de desempenhos ruins, pode ser necessário rever toda a rotina de estudos, e não só o método para uma matéria ou outra.
Dessa forma, pensar em novos horários disponíveis para estudo, evitar distrações que comprometeram o aproveitamento do tempo podem ser organizados para a retomada dos estudos mais efetiva.
Isso tudo para permitir uma realização de prova mais tranquila para o candidato no futuro. Até a próxima!
Para saber mais sobre os aspectos e preparativos que devem ser considerados para uma prova, clique aqui!
Se você busca livros sobre concursos públicos, dê uma espiada nessas sugestões aqui!


Comentários
Postar um comentário