Técnicas e escolhas estratégicas para a resolução de provas
1. Comportamentos vistos durante as provas
Você que já prestou alguma prova de concurso já deve ter reparado que algumas pessoas resolvem o caderno de questões como se fosse uma lista de exercícios comum.
Os candidatos abrem o caderno e o resolvem do início ao fim, sem escolher por onde começam ou terminam, sem parar para descansar e baixar a tensão ou aliviar o cansaço.
Já outras começam a prova por questões do meio do caderno, fazem pausas regulares para se hidratar e alimentar, até mesmo fecham a prova e ficam olhando “para o nada”, parecendo que nem estão no meio de uma prova...Sem falar nas pessoas que vão a banheiro, às vezes mais de uma vez. E isso tem um fundamento.
No dia da prova algumas coisas têm de estar bem claras na nossa mente. Além do local de prova e do horário de início e de encerramento da avaliação, nós temos de saber por quais matérias vamos começar a prova, em quais horários nós podemos fazer uma pausa na prova, tanto para ir ao banheiro quanto para nos alimentarmos ou hidratarmos durante a prova, bem como a forma de nos orientarmos quanto ao tempo decorrido da prova. Isso não parece, mas é importantíssimo para um bom rendimento na avaliação e vai influenciar positivamente na sua nota final.
2. A questão da duração da prova
Qual a vantagem envolvida em nos acostumarmos com o tempo de duração da prova?
Essa noção é fundamental porque poderemos prever e planejar uma série de coisas para que a nossa nota seja a melhor possível. Além de reservarmos 30 minutos da duração total para preencher o gabarito e entregar a prova, devemos saber quantas questões somos capazes de responder no tempo de duração da prova. E isso significa que devemos treinar ou ensaiar a resolução de questões medindo o tempo gasto e o número de questões resolvidas. Essa é uma das importâncias de se fazer simulados antes da prova, algo tratado em outros artigos desse blog.
Para um bom aproveitamento do tempo de prova, também deve ser considerada a sequência de matérias a serem resolvidas na avaliação, para que o rendimento do candidato seja o melhor possível. Mas como escolher por quais matérias começar e/ou terminar a prova?
3. A ordem de resolução das questões
Para um bom aproveitamento do tempo de prova, também deve ser considerada a sequência de matérias a serem resolvidas na avaliação, para que o rendimento do candidato seja o melhor possível. Mas como escolher por quais matérias começar e/ou terminar a prova?
Isso costuma ser decidido em parte pelos simulados, e em parte pelas preferências da pessoa. Geralmente, há dois caminhos entre os quais escolher: começar a prova pelas matérias em que se têm maior facilidade, para adquirir confiança durante a realização do certame, ou começar pelas matérias que exigem maior raciocínio e concentração.
A primeira estratégia costuma funcionar melhor quando as questões pertencem a um campo do conhecimento específico (por exemplo, todas as questões são de direito, ou de economia, ou de história, etc.).
Já a segunda estratégia costuma ser adotada quando as questões são de áreas do conhecimento diversas (por exemplo, a prova tem questões de português, matemática, inglês, direito, atualidades, etc.).
Mas essa é uma escolha individual, e também pode ser testada nos simulados feitos pelo concurseiro ao longo da sua preparação, devendo ser analisado o percentual de acertos e erros de cada matéria e o resultado final quando se adota uma ou outra estratégia.
Depois de ter em mente o tempo de prova e a ordem das matérias a resolver, resta considerar a possibilidade de fazer pequenos intervalos, que eu chamo de “pausas”.
4. A importância das pausas
Além da sequência de matérias a serem realizadas, as pausas são outra parte importante a ser definida da estratégia. Essas paradas técnicas proporcionam um pequeno momento de relaxamento e distensão. Podem demorar de 5 a 10 minutos (será mais do que suficiente). Nessas paradas, o candidato pode fechar o seu caderno de questões e comer o seu lanche. Alguns mais experientes costumam rever sua sequência de resolução de questões e saber quanto falta para terminar a prova. Mas, para os iniciantes, o que vale menos é desfocar, mesmo que por breves minutos, para que a concentração volte aos níveis do início da prova. Essa questão de parar e comer algo, ou beber água, ou mesmo ir ao banheiro, também pode ser treinada no simulados. Considere adotar um padrão para o dia da prova, que pode ser depois de uma hora e meia do início da prova e uma hora e meia antes do encerramento da prova. É verdade que a pausa para reidratação pode ser feita a qualquer momento e ela ajuda bastante a focar naquilo que importa principalmente nos momentos mais tensos e nas questões mais complexas.
Também deve-se lembrar de que, havendo necessidade, deve-se solicitar ao aplicador da prova para ir ao banheiro. Mas cuidado! Não espere ficar “apertado” para pedir, pois muitas vezes há um escalonamento para os candidatos deixarem as salas, e pode demorar até 20 minutos para você ser liberado para sair da sala! Muitos professores de cursos preparatórios indicam que a ida ao banheiro proporciona ao candidato um momento para respirar fora da sala de aplicação da prova e andar um pouco, o que traria um alívio maior para o concurseiro que estiver mais agitado. Pessoalmente, eu prefiro não deixar a carteira durante a realização da prova, mas isso também depende da pessoa, e cada um sabe o que o relaxa mais numa situação de grande concentração como essa.
Recapitulando: experimente o horário disponível para realização das questões, para você se acostumar com o tempo disponível, e em quais momentos vai interromper a resolução da prova para descansar e manter o foco, geralmente fazendo duas paradas. Até a próxima!
Quer mais dicas como essa? Clique aqui para ler nossas outras postagens sobre Dicas de Estudos!



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