Pular para o conteúdo principal

Pós prova: análise sobre a logística do dia da avaliação

 Pós prova: análise sobre a logística do dia da avaliação



1. Sobre os locais de prova

Algumas provas e concursos, devido ao numero de inscritos e dependendo da localidade de realização das provas, acabam concentrando os exames em poucos locais com grande infraestrutura – prédios com mais de dez andares, elevadores, rampas – que podem acomodar bem os candidatos lá dentro, mas que tornam a sua chegada um desafio pelo congestionamento causado nas proximidades.

Desse modo, o candidato deve se informar, com a maior antecedencia possível, o local correto no qual será realizada a avaliação que pretende. Isso lhe permitirá saber quais os eventuais problemas logísticos enfrentará para conseguir fazer a prova.

Que problemas seriam esses?

a. Falta de transporte público na localidade

b. Vias de difícil acesso

c. Vias com grande fluxo de trânsito de veículos ou de pessoas

d. Grande distância entre os locais de residência e o de prova

e. Falta de familiaridade com o entorno do local de prova



2. Como lidar com essas dificuldades?

O candidato deverá, dentro do possível, tentar conhecer o local de prova com antecedência, para não se perder no dia da prova e para escolher qual o meio de transporte poderá usar para se locomover até lá. 

As ruas podem ser estreitas, pois alguns prédios usados para concursos podem estar no meio de bairros residenciais,  então o problema com o trânsito do dia da prova deve ser levado em conta para não haver atrasos.

Também deve-se notar sobre interdições de ruas e avenidas que sejam caminho para o local de prova, em razão de eventos esportivos, turísticos ou de recreação, para que novos caminhos sejam planejados.

Se a distância até o local de prova tornar os horários de repouso e alimentação muito difíceis de cumprir pelo candidato, ele pode pensar em dormir na casa de algum amigo ou parente que resida mais próximo do local de prova. 

As possíveis falhas no transporte público também devem ser consideradas, para que algum plano B possa ser pensado antes do dia fatídico, evitando improvisos e grande ansiedade.

Do mesmo modo, o retorno para casa deve ser considerado. Os horários do fim da prova, a disponibilidade de transporte público próximo ao local, se o bairro em questão é violento ou desconhecido para o estudante...enfim, deve ser feito um plano para voltar para casa em segurança e com tranquilidade, já que o candidato costuma sair com certo cansaço da prova.

3. Informações do pós prova

Pensando em tudo isso, o candidato poderá avaliar o que deu certo e o que deu errado na sua chegada e na sua saída do local de prova: se houve atraso no meio de transporte escolhido, se chegou com a antecedência necessária ou pretendida, se sentiu ansiedade, se passou por algum incidente que poderia ser evitado (ex: assalto, perda da chave da moto, furto de celular, etc).

Isso tudo para permitir uma realização de prova mais tranquila para o candidato no futuro. Até a próxima! 

Para saber mais sobre os aspectos e preparativos que devem ser considerados para uma prova, clique aqui!



Comentários