Pós prova: análise sobre preparação para a realização da prova
Olá, leitor. Hoje, vamos falar sobre a avaliação que o candidato pode fazer sobre sua preparação para a prova no que diz respeito ao modelo de avaliação realizado.
1. Tempo de prova
O candidato deve considerar, num primeiro momento, alguns aspectos práticos sobre o tempo de prova.
Ele conseguiu realizar a prova dentro do limite de tempo estabelecido?
Essa pergunta parece simples, mas envolve uma série de fatores:
A. O candidato conseguiu responder todas as questões ou teve de "chutar" alternativas ou respostas em questões que não conseguiu nem ler o enunciado?
B. O estudante demorou muito tempo para encobtrar as respostas das questões?
C. Houve alguma matéria na qual o estudante respondeu as questões de forma mais rapida que as outras?
D. Houve alguma matéria cuja solução das perguntas demorou muito mais?
E. O estudante conseguiu perceber se perdeu tempo com algum tipo de questão, no qual gastou muitos minutos tentando resolver a pergunta, sem sucesso?
F. Sobrou tempo para preencher a folha de respostas com tranquilidade ?
Essas noções indicarão se faltou treinar a realização de testes, se teve problemas em interpretar e compreender as questões, se não estava familiarizado com os conteúdos cobrados, se não se recordava das matérias estudadas, e qualquer outro problema que pode ter influenciado.
Ter em mente essa informação abrirá caminhos para analises bem variadas e produtivas para quem deseja melhorar sempre seu desempenho em provas futuras.
2. Erros no preenchimento da folha de respostas
O estudante deve estar atento se cometeu erros no preenchimento da folha de respostas da prova.
De nada adianta saber a matéria, compreender a questão e saber a resposta se, na hora de assiná-la, o estudante se confunde, indicando a resposta incorreta ou rasurando a marcação, o que a invalida!
Portanto, deve-se observar como foi feito esse preenchimento. Quando um aluno marca uma questão errada, é dificil esquecer, mas ele pode verificar eventuais problemas nesse sentido a partir da imagem do espelho de prova que é fornecida pelas bancas organizadoras do concurso.
Deve-se, passar, então, a saber os motivos pelos quais esses erros foram cometidos: falta de treino, ansiedade, falta de tempo para preenchimento, canetas de má qualidade, etc. O que tiver atrapalhado deve ser considerado para não ser repetido numa próxima avaliação!
3. Materiais permitidos e proibidos na prova
É cada vez mais difícil de acontecer, mas é possível que o estudante se confunda quanto aos materiais que poderá – ou não – usar durante a prova.
Embora seja intuitivo que aparelhos eletrônicos, via de regra, são proibidos em quase qualquer certame, pelas inúmeras oportunidades de fraude que possibilitam, os concurseiros devem se atentar ao máximo se poderão fazer uso de livros para consultar durante a prova, porque isso mudará drasticamente sua preparação.
Aliás, pode-se dizer que a preparação para provas com consulta envolve, inclusive, a prática de manuseio dos materiais a serem consultados, para que o candidato possa aproveitá-lo ao máximo, tendo de decorar o mínimo de conteúdo.
4. Incidentes que desconcentraram ou atrasaram o estudante
Por fim, o estudante deve ter em mente tudo o que pode ter influenciado seu desempenho na prova, seja uma discussão com agente fiscalizador da prova, com o aplicador, com outros candidatos, de modo a repensar sua postura e evitar problemas nas próximas avaliações que lhe tragam ansiedade ou evitem sua desclassificação.
O extravio de materiais permitidos, como lápis, caneta, régua, calculadora, livros também deve ser analisado, de modo que o estudante se organize melhor e evite esses transtornos.
Isso tudo para uma realização de prova com resultados melhores! Até a próxima!
Para saber mais sobre os aspectos e preparativos que devem ser considerados para uma prova, clique aqui!
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