Pular para o conteúdo principal

O DIA DA PROVA - PARTE 2

 Olá, colega concurseiro! Aqui vai mais uma dica para a preparação cursos públicos! Essa dica fala sobre a preparação do dia da prova – PARTE 2

 


No texto anterior abordei a importância de conhecer o local de prova, o trajeto, o transporte a ser usado e o custo, para que o concurseiro se planeje para chegar no horário estabelecido, não passar apuros e consiga ter uma prova tranquila.

Também deve-se considerar a logística do dia da prova, como os horários e hábitos pessoais a serem seguidos para que tudo confira tranquilidade ao candidato.


A logística de horário no dia da prova também tem um papel relevante para o candidato. A pessoa deve dormir bem na noite anterior, fazer uma boa refeição antes da prova que privilegie carboidratos (que dão energia) e não tanto proteínas e alimentos gordurosos (que costumam causar maior sonolência e necessidade de ir ao banheiro frequentemente). Quando a prova é realizada no período da manhã, um bom café da manhã resolve o problema. Já quando a prova está marcada para o período da tarde, o concurseiro tem a chance de tomar um café da manhã razoável e um almoço com carboidratos dando preferência para arroz e macarrão, podendo acrescentar uma salada e carne leves para que ele aguente as 4 ou  5 horas de prova.

Outra providência para o dia de prova é organizar o lanche que você vai usar durante o certame. A merenda deve ser nutritiva, mas alguns cuidados devem ser tomados:

a. Deve evitar alimentos que sujem ou marquem as mãos, para não correr o risco de manchar o caderno de questões ou a folha de respostas;

b.Deve evitar alimentos muito doces, porque eles podem causar sonolência.

c. Deve evitar alimentos com cheiro forte ou com embalagens barulhentas, porque será constrangedor abri-las e atrapalhará os colegas, criando mais uma dificuldade para o candidato.

Alguns concurseiros que que tem de lidar com diabetes conhecem bem essa situação de escolher o lanche. No meio da prova uma crise de hipoglicemia ou hiperglicemia pode atrapalhar e muito o bom desempenho na prova. Para o concurseiro que não tem diabetes a dica é mais fácil de ser dada: leve barras de cereal, barras de chocolate, biscoitos, qualquer coisa que tenha carboidratos e não suje as folhas de prova nem as folhas de gabarito para que você consiga se manter com energia e disposição para realizar a prova.

Levar água é fundamental porque manter a hidratação ajuda o cérebro a funcionar corretamente, mantém a pressão sanguínea no mesmo ritmo e, também, garante uma parada para repensar alguma questão mais difícil e dar uma relaxada nem que seja brevemente. Sempre é bom dar uma refrescada, não é mesmo?

Acompanhe nossas postagens para mais dicas! Até mais!


Imagem: <a href="http://www.freepik.com">Designed by rawpixel.com / Freepik</a>

Comentários