Pular para o conteúdo principal

ESTUDAR SÓ POR SIMULADOS? QUE HISTÓRIA É ESSA?

 Olá, colega concurseiro. No texto anterior sobre simulados, comentei sobre a relevância dos simulados para o candidato saber o que esperar de seu desempenho em relação às matérias estudadas, bem como o tempo que espera gastar no dia da prova. Mas uma dúvida sempre ronda a mente dos concurseiros: será que o estudo realizado prioritariamente por meio de simulados garante um resultado melhor?



Essa é uma daquelas perguntas cuja resposta é: depende!

Muitos alunos até conseguem assimilar a matéria apenas treinando e memorizando as respostas das questões já cobradas, ou mesmo de questões inéditas que são elaboradas por professores dos cursos preparatórios de concursos. Mas daí a dizer que um estudo focado grande parte em resolução de questões garante um melhor desempenho para todos os candidatos já parece demais!

O simulado deve ser encarado como mais uma técnica de estudos, na qual o estudante medirá o resultado do seu esforço. Não será algo determinante, porque o estudante pode se sair bem nos simulados, mas o nervosismo do dia da prova pode tirar sua concentração e atrapalhar a resolução das questões; ou mesmo a situação contrária, na qual muitas vezes o estudante não obtém grandes resultados nos simulados, porque exigem um nível mais aprofundado de estudos, mas o resultado na prova pode ser muito bom (e surpreendente!).

E o simulado por si só não garante um melhor aprendizado da matéria. Ele tem a função de melhorar a habilidade do candidato em compreender e responder as questões do jeito mais próximo ao que a banca compreende como correto (o que já é uma grande ajuda!). Mas o conhecimento sobre a matéria dependerá de como o estudante considerar o gabarito do simulado como guia de estudo. Como ele pode fazer isso?

Evidentemente, o concurseiro deve observar, dentro do seu planejamento de estudos, um tempo para que ele consiga ler e estudar as matérias que ele tratará nos simulados, de modo que consiga reforçar as matérias em que ele não está tendo bom desempenho. Assim, não basta que veja o gabarito e se conforme. Não! Ele deve ir adiante, ler sobre a matéria envolvida na questão, entender o gabarito, se houver comentários sobre o gabarito disponíveis, melhor ainda....

Então, o melhor é balancear o uso dos simulados com as outras técnicas de estudo disponíveis, para que o candidato consiga manter o foco melhore seu rendimento!

Quer mais dicas como essa? Siga nossas postagens! Até a próxima!

Imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/negocio'>Negócio foto criado por yanalya - br.freepik.com</a>

Comentários