Olá, colega estudante! Nesse texto vamos
falar sobre a estratégia para resolução da prova – PARTE 2
Na Parte 1 sobre a
estratégia de resolução da prova, eu comentei a vantagem de se acostumar com o
tempo de duração de prova. E nessa postagem, comentarei sobre a sequência de
matérias a serem resolvidas.
Para um bom aproveitamento
do tempo de prova, também deve ser considerada a sequência de matérias a serem
resolvidas na avaliação, para que o rendimento do candidato seja o melhor
possível. Mas como escolher por quais matérias
começar e/ou terminar a prova?
Isso
costuma ser decidido em parte pelos simulados, e em parte pelas preferências da
pessoa. Geralmente, há dois caminhos entre os quais escolher: começar a prova
pelas matérias em que se têm maior facilidade, para adquirir confiança, ou
começar pelas matérias que exigem maior raciocínio e concentração.
A
primeira estratégia costuma funcionar melhor quando as questões pertencem a um
campo do conhecimento específico (por exemplo, todas as questões são de
direito, ou de economia, ou de história, etc.).
Já a
segunda estratégia costuma ser adotada quando as questões são de áreas do
conhecimento diversas (por exemplo, a prova tem questões de português,
matemática, inglês, direito, atualidades, etc.).
Mas
essa é uma escolha individual, e também pode ser testada nos simulados feitos
pelo concurseiro ao longo da sua preparação, devendo ser analisado o percentual
de acertos e erros de cada matéria e o resultado final quando se adota uma ou
outra estratégia.
Depois
de ter em mente o tempo de prova e a ordem das matérias a resolver, resta
considerar a possibilidade de fazer pequenos intervalos, que eu chamo de “paradas
técnicas”. Falarei mais sobre elas na próxima postagem! Continuem acompanhando
o blog e até breve!
Imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/pessoas'>Pessoas foto criado por wayhomestudio - br.freepik.com</a>
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