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ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE PROVAS - POR QUAL MATÉRIA COMEÇAR A RESOLVER A PROVA?

 

 Olá, colega estudante! Nesse texto vamos falar sobre a estratégia para resolução da prova – PARTE 2

Na Parte 1 sobre a estratégia de resolução da prova, eu comentei a vantagem de se acostumar com o tempo de duração de prova. E nessa postagem, comentarei sobre a sequência de matérias a serem resolvidas.

Para um bom aproveitamento do tempo de prova, também deve ser considerada a sequência de matérias a serem resolvidas na avaliação, para que o rendimento do candidato seja o melhor possível. Mas como escolher por quais matérias começar e/ou terminar a prova?

Isso costuma ser decidido em parte pelos simulados, e em parte pelas preferências da pessoa. Geralmente, há dois caminhos entre os quais escolher: começar a prova pelas matérias em que se têm maior facilidade, para adquirir confiança, ou começar pelas matérias que exigem maior raciocínio e concentração.

A primeira estratégia costuma funcionar melhor quando as questões pertencem a um campo do conhecimento específico (por exemplo, todas as questões são de direito, ou de economia, ou de história, etc.).

Já a segunda estratégia costuma ser adotada quando as questões são de áreas do conhecimento diversas (por exemplo, a prova tem questões de português, matemática, inglês, direito, atualidades, etc.).

Mas essa é uma escolha individual, e também pode ser testada nos simulados feitos pelo concurseiro ao longo da sua preparação, devendo ser analisado o percentual de acertos e erros de cada matéria e o resultado final quando se adota uma ou outra estratégia.

Depois de ter em mente o tempo de prova e a ordem das matérias a resolver, resta considerar a possibilidade de fazer pequenos intervalos, que eu chamo de “paradas técnicas”. Falarei mais sobre elas na próxima postagem! Continuem acompanhando o blog e até breve!


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