Logística para o dia da prova: os detalhes que podem ajudar (ou atrapalhar) rumo ao sucesso!
![]() |
Crédito: Bing image creator |
1. Como chegar ao local de prova?
O dia da prova apresenta uma série de desafios além da própria avaliação. O primeiro desafio consiste na organização a respeito do trajeto até o local de prova.
O local de prova deve ser analisado com a maior antecedência possível. Muitas bancas organizadoras costumam liberar o local de prova com poucos dias de antecedência, às vezes 10 ou 15 dias. Mas é o bastante para que algumas providências sejam tomadas. Que providências são essas?
2. Organize o itinerário
A primeira providência é saber a distância de onde estamos até o local de prova. Sabendo que muitos concurseiros costumam viajar para fazer as provas, é essencial saber se o hotel, pensão, casa de amigos e parentes, fica muito distante de onde faremos a avaliação. Isso vai indicar alguns aspectos importantes, tais como meio de transporte mais ágil (e menos custoso!) para chegar até o local da prova, o melhor horário para acordar, tomar as refeições antes da prova, o horário de saída de casa para chegar com tempo de sobra antes do fechamento dos portões...
3. Cuidado como horário de fechamento dos portões
Geralmente a convocação para realização da prova indica que se deve chegar com 30 minutos ou até uma hora de antecedência do horário previsto para a abertura dos portões. Porém, condições climáticas do dia da prova, bem como alterações nos trajetos a serem percorridos (obras públicas, interdicoes, suspebsao do serviço de linhas de ônibus, trens, metrô, etc) devem ser observados rigorosamente, já que os imprevistos podem mudar o dia.
Eventos esportivos costumam desviar o trânsito, algumas linhas de ônibus mudam de rota aos finais de semana, algumas linhas de metrô têm redução de horário de funcionamento para atividades de manutenção, enfim...Uma série de ocorrências podem gerar uma ansiedade desnecessária. Uma das causas de maior ansiedade é a chegada problemática (para não dizer traumática...) no dia da prova (um ônibus que quebra no meio do caminho, um desvio no trânsito inesperado, etc). Melhor evitar, não é mesmo? Planeje um horário de saída de casa confortável e seguro para chegar com antecedência no local. Muitos sites podem indicar o tempo necessário para isso, então é só consultar o Google, o Waze, enfim, o aplicativo ou site que você confiar.
4. O custo do transporte
O gasto com o trajeto também deve ser considerado. Muitas organizadoras apontam quais os meios de transporte público próximos ao local de prova estarão disponíveis. Mas a questão do tempo e da segurança devem ser consideradas também. Muitos candidatos costumam sair da prova e voltar para suas cidades de origem, levando malas para o local da prova. E não devem arriscar perder seus pertences num dia como esses, já que a ansiedade e o nervosismo podem causar equívocos e desencontros. Então, o planejamento deve prever o custo-benefício, para o concurseiro não passar apuro.
5. Cuidado com as refeições no dia da prova!
A logística de horário no dia da prova também tem um papel relevante para o candidato. A pessoa deve dormir bem na noite anterior, fazer uma boa refeição antes da prova que privilegie carboidratos (que dão energia) e não tanto proteínas e alimentos gordurosos (que costumam causar maior sonolência e necessidade de ir ao banheiro frequentemente). Quando a prova é realizada no período da manhã, um bom café da manhã resolve o problema. Já quando a prova está marcada para o período da tarde, o concurseiro tem a chance de tomar um café da manhã razoável e um almoço com carboidratos dando preferência para arroz e macarrão, podendo acrescentar uma salada e carne leves para que ele aguente as 4 ou 5 horas de prova.
6. O lanche durante a prova
Outra providência para o dia de prova é organizar o lanche que você vai usar durante o certame. A merenda deve ser nutritiva, mas alguns cuidados devem ser tomados:
a. Deve evitar alimentos que sujem ou marquem as mãos, para não correr o risco de manchar o caderno de questões ou a folha de respostas;
b.Deve evitar alimentos muito doces, porque eles podem causar sonolência.
c. Deve evitar alimentos com cheiro forte ou com embalagens barulhentas, porque será constrangedor abri-las e atrapalhará os colegas, criando mais uma dificuldade para o candidato.
Alguns concurseiros que que tem de lidar com diabetes conhecem bem essa situação de escolher o lanche. No meio da prova uma crise de hipoglicemia ou hiperglicemia pode atrapalhar e muito o bom desempenho na prova. Para o concurseiro que não tem diabetes a dica é mais fácil de ser dada: leve barras de cereal, barras de chocolate, biscoitos, qualquer coisa que tenha carboidratos e não suje as folhas de prova nem as folhas de gabarito para que você consiga se manter com energia e disposição para realizar a prova.
7. Não esqueça da água!
Levar água é fundamental porque manter a hidratação ajuda o cérebro a funcionar corretamente, mantém a pressão sanguínea no mesmo ritmo e, também, garante uma parada para repensar alguma questão mais difícil e dar uma relaxada nem que seja brevemente. Sempre é bom dar uma refrescada, não é mesmo?
Quer mais dicas como essa? Clique aqui para ler nossas outras postagens sobre Dicas de Estudos!
Comentários
Postar um comentário